IBM Academic Initiative

Se você pretende trabalhar com plataforma mainframe, a chance de se deparar um hardware e/ou software da IBM é praticamente de 100%. E ela tem um programa gratuito para desenvolvimento técnico que pode ajudar (e muito) quem pretende se especializar nessa plataforma.

O IBM Academic Initiative é um programa de aprimoramento técnico e de acesso gratuito com o apoio de ferramentas, softwares IBM, equipamentos, materiais didáticos e incentivo à certificações.

Ele é destinado a professores, pesquisadores e membros acadêmicos de instituições de ensino médio e superior e aborda vários temais essenciais da área de TI, tais como Cloud Computing, Social Business, Segurança da Informação e Engenharia de Software.

Os conceitos, recursos e produtos de software da plataforma mainframe estão concentrados numa categoria que a IBM chama de Enterprise Computing.

Para se inscrever no programa é preciso que você seja aluno de uma das universidades cadastradas, e que sua universidade ofereça um curso de graduação, extensão ou pós-graduação, presencial ou à distância, relacionado à plataforma mainframe.

Você pode verificar se sua instituição de ensino está cadastrada no IBM Academic Initiative clicando nesse link.

Mas se sua universidade ou escola não aparecerem na lista não desista. Você pode procurar a reitoria ou coordenação do seu curso e propor que eles solicitem adesão ao programa. O processo de inscrição da instituição de ensino é  relativamente simples e gratuito, e a partir daí a IBM dará todo suporte a professores e alunos, fornecendo material, licenças e acessos.

Para saber mais sobre o IBM Academic Initiative, clique aqui.


 

Publicado por

P.A.Dias

Paulo André tem mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento e manutenção de sistemas em plataforma mainframe. Atuou como programador, analista, coordenador técnico, gerente e executivo de projetos em uma multinacional da área de Tecnologia da Informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *