IBM promove concurso sobre mainframes

A IBM vem promovendo nos últimos dez anos um concurso chamado “Master the Mainframe”, voltado para o ensino da Ciência da Computação e desenvolvimento de habilidades na plataforma mainframe.

Mais de 85.000 estudantes de 70 países já participaram do concurso.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever estudantes do Ensino Médio, Superior e de Pós-Graduação. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre a plataforma mainframe. A inscrição deve ser realizada pelo participante no próprio site do concurso.

Durante a inscrição, o candidato precisa selecionar a instituição de ensino a que pertence. A instituição precisa ser parceira do programa IBM Academic Initiative. Menores de 18 anos devem enviar por e-mail uma autorização assinada por um maior responsável.

Como é o concurso e quais são os prêmios?

Os últimos concursos foram divididos em três fases:

  • Nível básico: Nesta etapa são apresentados para os candidatos alguns conceitos e recursos básicos sobre a plataforma mainframe. O participante deve cumprir pequenas tarefas e desafios que vão exigir conhecimentos básicos sobre TSO (Time Sharing Option) e ISPF (Interactive System Productivity Facility). Esses dois produtos de software são os mais utilizados pelos profissionais que trabalham com mainframe para interagir com o equipamento. Os 250 primeiros colocados nesta fase receberam uma camiseta do concurso.
  • Nível intermediário:  A partir do que foi aprendido na fase 1, nesta etapa o estudante terá que cumprir tarefas mais complexas. O objetivo é apresentar uma visão mais prática sobre sistemas de programação e desenvolvimento de aplicações em mainframes. Os 25 primeiros colocados nesta fase receberam uma mochila da IBM.
  • Nível avançado: A última etapa, naturalmente, é a mais desafiadora. O participante terá que interagir de forma mais intensa com a plataforma, enfrentando desafios parecidos com os que acontecem frequentemente no mundo real de TI. Os 3 primeiros colocados nesta fase receberam um iPhone 6.

Um detalhe importante é, nos anos anteriores, o candidato que chegar em primeiro lugar no Brasil participou, no ano seguinte, do Master the Mainframe Championship, que acontece desde 2014 nos EUA. Neste concurso participam os vencedores do IBM Master the Mainframe em cada país.

Claro que as próximas edições podem ter alguma variação em relação ao que acabei de mencionar. Mas vou tentar manter esse post atualizado se descobrir alguma mudança.

Mais importante que os prêmios

Para mim, mais importante que os prêmios é a possibilidade do candidato ser reconhecido (em nível nacional e internacional) como alguém que enfrentou (e venceu) os desafios propostos por uma empresa que é sinônimo de mainframe no mundo inteiro, há mais de 50 anos.

E se pensarmos que profissionais com skill em mainframe estão em falta no mercado, esse reconhecimento ganha uma importância ainda maior.

Prazos de inscrição

Normalmente as inscrições começam vão do início de outubro até meados de novembro. O concurso propriamente dito acontece entre o início de novembro e o final de dezembro.

Onde obter mais informações

Para saber mais sobre o concurso, acesse a página do concurso no Facebook em www.facebook.com/MasterTheMainframeBrasil ou o site http://ibm.biz/mtmbrasil.

Para saber mais sobre a IBM, acesse http://www.ibm.com/br.


Publicado por

P.A.Dias

Paulo André tem mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento e manutenção de sistemas em plataforma mainframe. Atuou como programador, analista, coordenador técnico, gerente e executivo de projetos em uma multinacional da área de Tecnologia da Informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *